Psicologia Clínica e da Saúde
A minha visão sobre a Psicologia Clínica
Podia falar-lhe que nas sessões de Psicologia Clínica são aplicados conceitos e competências científicas, que é uma área que procede à avaliação, conceptualização de casos, planeamento e monitorização da intervenção, mas para mim, bem mais importante do que isso, psicologia é relação.
A Psicologia
- Psicologia é Relação
- Escolhas conjuntas
- Ver para lá do sintoma
- Compromisso com a mudança
Não há, na forma como vejo a psicologia e a psicoterapia, intervenção sem relação. São vários os estudos que indicam que a qualidade da relação terapêutica é um maior preditor do sucesso do acompanhamento do que as técnicas ou abordagens usadas, e realmente é muito isso que sinto no meu trabalho.
Pretende-se que seja uma relação que promova cura, uma relação reparadora, um microcosmo relacional que a pessoa possa replicar fora da consulta, no seu universo relacional.
Por isso, para mim, falar-lhe sobre o que esperar ao iniciar um acompanhamento comigo, é falar-lhe de relação, de caminho com escolhas conjuntas, de desenvolver competências, de olhar a pessoa, as necessidades que estão por trás dos seus comportamentos, é ver para lá do sintoma, perceber processos, padrões que a acompanham, identificar distonias, promovendo um compromisso com um processo de mudança, num espaço onde o aqui e o agora, a relação e a metacomunicação assumem lugar de destaque.
Agende uma Sessão
Psicologia Clínica
Olhar a pessoa no seu todo e encarar os sintomas como uma manifestação de algo muito mais significativo.
Terapia EMDR
Instalar recursos, processar eventos traumáticos e soltar amarras para um futuro mais pleno.
Psicoterapia Integrativa
Espaço relacional que promove experiências emocionalmente reparadoras.
Parentalidade Consciente
Uma abordagem relacional de conexão com foco no que realmente importa.
Alimentação Infantil Natural
Mais do que satisfazer uma necessidade básica, comer é relação.