Ansiedade
O que é a Ansiedade
Tem sido muito falada nos media e em redes sociais, mas afinal, o que é a ansiedade? Comummente confundida com stress, a ansiedade é na verdade algo natural, que faz parte do nosso quotidiano, em que, perante determinadas situações surgem pensamentos antecipatórios de um dado cenário, que levam o meu corpo a ficar em estado de alerta e a reagir com sintomas como aumento de tensão, da frequência cardíaca e da sudação, boca seca, tremores e tonturas.
Ansiedade
- Processo natural até certa medida
- Manifestações físicas
- Gerador de outros problemas
- Autorregulação é vital
Ou seja, o problema não é bem a ansiedade, o problema é tendermos a evitar sentir coisas menos boas, e isto acabar por contribuir para o desenvolvimento de perturbações de ansiedade. São várias as perturbações que se encaixam aqui, como a Perturbação de Ansiedade Generalizada, a Perturbação de Pânico ou a Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
E aqui já temos sintomas que se tornam excessivos e demasiado prolongados no tempo. Começamos a ver perigo em tudo, o que trás consigo uma sensação permanente de medo, temos alterações nos padrões de sono e apetite, falta de ar, entre outros, dependendo do tipo de perturbação de ansiedade em causa.
Muitas vezes o trabalho passa por perceber de onde veio esta forma de lidar com a ansiedade, onde e como foi aprendida, se fomos, por força de muitos momentos ansiosos na nossa vida, desenvolvendo alguma resistência à mesma, começando a evitá-la e a passar para o nosso cérebro a ideia de que “se ela escolhe não pensar nisto, então deve ser grave, é melhor pôr tudo em alerta!”.
Em matéria de ansiedade, compreender a história do seu desenvolvimento é um ponto importante, mas nada se faz sem regulação emocional, que é muitas vezes o ponto de partida da intervenção.
Munir a pessoa de estratégias de autorregulação é vital para que haja espaço para o restante trabalho a ser feito. Exercícios de respiração, técnicas de relaxamento progressivo, lugar seguro, entre outras, são grandes aliadas no retomar a uma janela de conforto, que permite um melhor grau de funcionamento e o espaço para trabalharmos as mudanças necessárias.