Parentalidade Consciente

Como praticar uma Parentalidade Consciente?

São vários os passos e transformações pessoais envolvidos nesta forma de praticar a parentalidade. Existem alguns fundamentos , como a importância de proceder a algumas mudanças de foco, que abordo logo num primeiro momento com os pais, de forma a criar o mindset necessário para que possam definir a suas intenções. As intenções funcionam aqui como pontos de referência, que nos ajudam a saber o que fazer e a regressar mais facilmente ao caminho, quando por algum motivo nos devíamos do mesmo.

Quando estamos a definir as nossas intenções é importante que o façamos tendo em mente as caraterísticas da(s) nossa(as) criança(s), as nossas e o tipo de família que pretendemos construir. Esta definição é também trabalhada em sessão, tendo sempre em atenção as necessidades de todos.

Importa também ter presente que intenções não são objetivos. Elas estão sempre presentes no momento em que nos encontramos, na forma como vivemos o dia-a-dia, como nos relacionamos com o que somos e o que pretendemos ser, e não como algo orientado para o futuro, com metas específicas e sobre conquistas maioritariamente externas, como acontece com os objetivos.

Em seguida é trabalhada a comunicação.

Todos sabemos que as nossas relações são muitas vezes ricas em falhas de comunicação, que se constituem com um dos maiores entraves à manutenção de relações saudáveis. Aqui o nosso foco será comunicar no sentido de criar relações baseadas em igual valor, autenticidade, respeito pela integridade e responsabilidade pessoal; conseguir ouvir o que o outro sente e precisa; fazer pedidos assertivos e acabar com crenças, hábitos e preconceitos. Isto só é possível quando as nossas intenções estão bem definidas, quando somos congruentes na comunicação e a utilizamos de forma consciente.

Os princípios e os pressupostos da Parentalidade Consciente, bem como os possíveis obstáculos à comunicação e o processo de promoção de uma comunicação mais consciente, são também alvo de trabalho nesta intervenção, que é toda pensada e direcionada para aquela família em concreto, tendo em conta as suas particularidades. 

Cada família é uma família, e o que funciona com uma não tem de funcionar obrigatoriamente com outra e está tudo certo.  Não existe uma medida que sirva a todos. Importa encontrar e desenvolver a vossa de forma consciente.

Agende uma Sessão

Psicologia Clínica

Olhar a pessoa no seu todo e encarar os sintomas como uma manifestação de algo muito mais significativo.

Terapia EMDR

Instalar recursos, processar eventos traumáticos e soltar amarras para um futuro mais pleno.

Psicoterapia Integrativa

Espaço relacional que promove experiências emocionalmente reparadoras.

Parentalidade Consciente

Uma abordagem relacional de conexão com foco no que realmente importa.

Alimentação Infantil Natural

Mais do que satisfazer uma necessidade básica, comer é relação.